Educação & Formação

Ensino & Aprendizagem

Preparação & Reconhecimento

Escola Secundária Severim de Faria

INSCRIÇÃO EM EXAMES DE 9º ANO (conclusão do ensino básico) Prazo de inscrição -  Dias 2 e 3 julho de 2020 (2)

Divulga-se informação sobre prazo e procedimentos para a  Inscrição de alunos não aprovados em Provas de Equivalência à Frequência - 9º ano

INSCRIÇÃO EM EXAMES DE 9º ANO      (conclusão do ensino básico)

- Artigo 21º do Despacho Normativo nº 1-F/2016

6 — No final de cada um dos ciclos do ensino básico, após a formalização da avaliação sumativa, incluindo, sempre que aplicável, a realização de provas de equivalência à frequência (…), o aluno não progride e obtém a menção Não Aprovado, se estiver numa das seguintes condições:

(…)

1. b) No (…) 3.º ciclo, tiver obtido:
  2. i) Classificação inferior a nível 3 nas disciplinas de Português (…) e de Matemática;
  3. ii) Classificação inferior a nível 3 em três ou mais disciplinas

Tendo em atenção o artigo 14º do Despacho Normativo nº 3-A/2020 (Condições de admissão às provas de equivalência à frequência do 3.º ciclo), os artigos 6º e 7º do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril (cancelamento das provas finais de 3º ciclo e conclusão do 3º Ciclo através da avaliação sumativa interna – pautas de 3º período com a situação final dos alunos) e muito em particular as Perguntas Frequentes – Ensino Básico, disponíveis em https://dge.mec.pt/perguntas-frequentes-ensino-basico, os alunos de 9º ano em situação de “Não Aprovado” podem, nos dois dias após a afixação das pautas de avaliação final (3º período), inscrever-se para a 1ª fase de provas de equivalência à frequência às disciplinas em que obtiveram nível inferior a três ou apenas nas disciplinas que lhe permitam a conclusão do 3º ciclo.

Prazo de inscrição -  Dias 2 e 3 julho de 2020

Procedimento para inscrição

Para evitar deslocações desnecessárias, privilegia-se a inscrição por correio electrónico.

Na página do Agrupamento encontra-se disponível o Boletim de inscrição – Ensino Básico (Modelo 0055 – EMEC - 2020), que deve ser preenchido e enviado para o seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

A escola confirma aos encarregados de educação a receção dos correios eletrónicos e documentos enviados por estes.

Sempre que não for possível adotar este procedimento, os Encarregados de Educação devem contactar os Serviços Administrativos do Agrupamento a fim de agendarem atendimento presencial

O calendário de Provas de Equivalência à Frequência do 3º Ciclo do Ensino Básico encontra-se publicado na Página do Agrupamento.

Anexos:

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE INSCRIÇÃO

CÓDICOS DAS PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO, PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA E PROVAS A NÍVEL DE ESCOLA DO 3.º CICLO

BOLETIM DE INSCRIÇÃO

Renovação de Matrícula 2020-2021 (3)

Renovação de Matrícula 2020-2021

Divulga-se informação sobre prazo e procedimentos para renovação de matrícula no ano letivo 2020-2021.

Mais se informa que a renovação de matrícula deve preferencialmente ser realizada pelos próprios Encarregados de Educação no Portal das Matrículas.
iconePDF

Norma 02/JNE/2020 - Instruções para Realização, Classificação, Reapreciação e Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário (2)

Tendo em consideração a situação atual de pandemia, a divulgação do conteúdo essencial da "Norma 02/JNE/2020 - Instruções para Realização, Classificação, Reapreciação e Reclamação: Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário", imposta pela própria norma, faz-se não por afixação, mas sim através da Página Eletrónica do Agrupamento."

PARTE I - Instruções para a Realização de Provas/Exames iconePDF

PARTE I -  Reapreciação e Reclamação-  Modelos  - JNE iconePDF

Provas de Equivalência à Frequência (PEF) e Exames a Nível de Escola Equivalentes a Exames Nacionais (ENEEEN) (2)

Calendário e Informação-Prova 2020

Divulga-se o Calendário das PEF do  3º ciclo do Ensino Básico e dos Exames do Ensino Secundário, bem como a Informação-Prova respetiva.
3.º CICLO

Códigos das provas por disciplinas / tipo de prova / duração    iconePDF
Calendário das Provas iconePDF

Informação - Provas de Equivalência à Frequência

[*] - A prova oral destina-se exclusivamente aos alunos que assumem a qualidade de autopropostos.

SECUNDÁRIO

EXAMES NACIONAIS

Informação -  Prova

IAVE

Calendário  de Exames Nacionais

IAVE

Informações-Prova dos Exames Finais Nacionais 2020
Divulgam-se as Informações-Prova dos Exames Finais Nacionais 2020

Informação complementar - Exames Finais Nacionais 2020

Adenda às Informações-Prova dos Exames Finais Nacionais 2020
Divulga-se a adenda às Informações-Prova dos Exames Finais Nacionais 2020.

- PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
Códigos das provas por disciplinas / tipo de prova / duração    iconePDF
Calendário das Provas iconePDF

Informação - PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

Alemão (inic.-11º)   (374)

Aplicações Informáticas    (303)

Biologia  (302)

Educação Física   (311)

Parte IParte II

Espanhol (cont.-11º)  (368)

Espanhol (inic.-11º) (375)

Física     (315)

Geografia C   (319)

Psicologia B  (340)

Química (342)

EXAMES A NÍVEL DE ESCOLA EQUIVALENTES A EXAMES NACIONAIS - Ensino Secundário

Francês (inic.-bienal)    (317)

Exames e Provas 2020 -Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário:

Matemática de  9.º ano; Economia A, Física e Química A, Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Divulga-se o ofício-circular S-DGE/2020/222 referido na Informação-Prova das disciplinas acima mencionadas.